segunda-feira, 1 de março de 2010

Trautónio

Boas,


Neste artigo vou descrever um instrumento musical electrónico o Trautónio.

O Trautónio foi inventado por Friedrich Trautwein por volta de 1929 em Berlim, no conservatório de música e Laboratório de Rádio "Rundfunkversuchstelle". Oskar Sala teve um papel importante no desenvolvimento do instrumento até ao ano de 2002.

Os Primeiros Tratónio foram comercializados pela Telefunken entre 1932 e 1935, onde foram produzidos cerca de cem.

A ideia de Friedrich que está na origem da criação deste instrumento é a troca do tradicional teclado por uma estrutura manual que contém um fio de resistência sobre uma placa de metal que, quando pressionada, estas duas estruturas entram em contacto uma com a outra, produzindo uma determinada frequência, o que permite um som expressivo dando para criar vibratos através de um pequeno movimento de dedos.

Inicialmente, o som era produzido por osciladores de tubos de néon, o que produzia ondas dente de serra, mas mais tarde estes foram substituídos por válvulas e por fim por transístores. A altura do som era determinada pela quantidade de fio de resistência que o executante pretendia, permitindo assim vibratos, quartos de tom e portamentos. A saída do oscilador era alimentada por dois circuitos de filtros paralelos ressonantes. Era a pedaleira que controlava a relação de volume de saída dos dois filtros, que eram enviados para o amplificador.

Um dos primeiros melhoramentos de Oskar Sala foi adicionar um interruptor para mudar a afinação estática. Posteriormente este acrescentou um gerador de ruído e um gerador de envelope (chamado Schlagwerk), assim como um passa-faixa e osciladores de harmónicos, que servem para gerar um campo principal de harmónicos, que não são múltiplos do tom fundamental, mas fracções dele. Estas quatro destas ondas podiam ser misturadas e o executante podia alternar entre configurações pré-definidas. A este Trautónio desenvolvido chamou-se "Mixtur-Trautonium".

Como exemplo de compositores para este instrumento, temos Paul Hindermith que escreveu vários pequenos trios para Trautónio com alturas diferentes: Baixo, alto e soprano. O seu aluno, Harald Genzmer, escreveu dois concertos para orquestra, um para Trautónio monofásico e, mais tarde, um para o "Mixtur-Trautónio" de Oskar Sala. Oskar Sala compôs peças para filmes industriais sendo, o "The Bird Noises" de Alfred Hitchcock's o mais conhecido.

O Trautónio foi também utilizado no primeiro Festival japonês de Música de Richard Strauss em 1942 para emular as partes das gongas e dos sinos.

Doepfer, um construtor Alemão de Trautónios, vende alguns destes instrumentos para permitir o acesso ao controlo de um sintetizador com aspecto e sonoridade de Trautónio.

Sem comentários:

Enviar um comentário